Salir do Tempo

Fonte Benémola
Cartaz Cultural Cine-Teatro Louletano
4 Janeiro, 2017
Queijaria Martins
Queijaria Martins
13 Março, 2018
Mostrar tudo
Salir do tempo

Entre ameias seculares corroídas pelo tempo e pedras que evocam memórias guardadas no Polo Museológico de Salir deambulam anualmente milhares de visitantes nas ruas e ruelas da vila de Salir. São tradicionalmente três noites mágicas onde predominam tendas e feirantes distribuídos pela encosta, nunca faltando a gastronomia e a animação evocativa de outros tempos e da diversidade cultural com que se teceu a vida dos homens e das mulheres no período da Idade Média. A comida é servida em tábuas de madeira, enquanto as bebidas são sempre consumidas em copos de barro. Entre os produtos gastronómicos, destacam-se as sandes ou as tábuas de porco assado no espeto.

Quanto à animação, esta compreende anualmente um espetáculo de torneio de armas a cavalo, vários concertos de música árabe, entre os quais a dança do ventre, recriações teatrais alusivas a episódios da época da Reconquista e cortejos históricos. Por outro lado, há que fazer referência aos animadores itinerantes vestidos a rigor, entre os quais trovadores, bobos, malabaristas e gente do povo, clero e nobreza a contribuírem para a recriação do ambiente daqueles tempos.

Outro dos destaques da feira é o mercado medieval, que conta com artesãos de variados ofícios, entre os quais a cestaria, e produtores de frutos secos, mel ou cortiça.

 

Fonte: http://www.algarv-e-ventos.com/pt/o-que-se-passa/calendario/event/10106-salir-do-tempo-2017-festival-de-artes-medievais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Português